TORNEIRA ELÉTRICA MAL INSTALADA PODE SER PERIGOSO

Ter água aquecida nas torneiras de casa é uma necessidade. Especialmente em dias frios como os de inverno. Além do conforto proporcionado ao lavar a louça ou durante a higienização do rosto logo pela manhã, por exemplo. A comodidade de possuir torneira elétrica ou aquecedor de passagem em casa requer, no entanto, cuidados e observância às técnicas de instalação desses equipamentos.

Embora a instalação seja aparentemente simples, não se engane, porque existem fatores fundamentais que devemos nos preocupar ao fazer a instalação de uma torneira elétrica ou aquecedor de passagem.
Muitas vezes com o orçamento curto, as pessoas buscam soluções caseiras e terminam recorrendo a pessoas próximas para fazer a instalação do equipamento, como por exemplo: o porteiro do condomínio, o vizinho curioso, o guarda de plantão, dentre outras pessoas sem conhecimento nenhum com o perigo.


Torneira elétrica esconde perigos

A torneira elétrica ou aquecedor de passagem mal instalados pode terminar virando uma tremenda dor de cabeça, se transformar em grande perigo por causar choque elétrico e aquecimento nos fios condutores da instalação.
Para se utilizar esses equipamentos com segurança, é necessário antes de tudo, que o produto seja instalado por um profissional qualificado.
O profissional qualificado seguira os procedimentos corretos para instalação desses equipamentos, de maneira que o usuário não corra riscos de acidentes com a eletricidade.

Qual é a instalação elétrica ideal para torneira elétrica ou aquecedor de passagem?

Muitas das vezes as instalações elétricas são antigas e mal construídas, tendo assim baixa capacidade de suportar a instalação desses equipamentos de potência. Por exemplo, uma torneira elétrica mais utilizada tem potência de 5500W / 220V que tem corrente de 25A, exigindo da rede elétrica cabos condutores com secção de 6mm² para conduzir esta corrente elétrica elevada sem aquecer os circuitos elétricos.

As instalações elétricas seguras seguem as exigências das normas técnicas ABNT - NBR 5410 que se trata de instalações elétricas de baixa tensão.
Quando projetadas e construídas por profissionais qualificados, estas instalações elétricas ficam preparadas para comportar corretamente esses equipamentos, de maneira que o usuário não venha a correr riscos de acidentes, como o choque elétrico e danos materiais.

Seguindo padrões técnicos uma instalação elétrica adequada deve conter em sua construção: Cabos condutores de entrada principal dimensionados conforme a demanda, Disjuntores termomagnético de sobrecarga para proteger os circuito secundários, DR diferencial residual de 30mA contra fugas de correntes, DPS dispositivo de proteção contra surtos, Cabos condutores de circuitos secundários dimensionados conforme a potência dos equipamentos, Sistema de aterramento elétrico condutores de proteção (fio terra). O risco de sofrer um choque elétrico no cai a zero.

Solicite um Atendimento

Residencial - Predial - Comercial
Eletricista em Mogi das Cruzes/SP e Região
Alemetec Elétrica
(11) 4721-8094 | (11) 97388-6528
Rod. Engº Cândido do Rego Chaves, 113 - Mogi das Cruzes/SP

Postar um comentário

0 Comentários