Choque Elétrico


Choque Elétrico

A eletricidade é uma agente de risco causadora de muitos acidentes. Trazendo danos às pessoas, animais e também prejuízos materiais.
Sabemos que a eletricidade não é visível em determinadas situações, somente é possível identificá-la através de instrumentos.
O risco de choque elétrico está presente em praticamente todas as atividades executadas que envolva eletricidade: seja na instalação, na manutenção ou no manuseio de algum eletroeletrônico doméstico. Pois os equipamentos elétricos estão sempre presentes em nosso dia a dia.

Diferença de Risco e Perigo

  • Risco - é a capacidade potencial de uma grandeza causar lesões ou danos à saúde das pessoas.
  • Perigo - é uma situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle.

O Perigo sempre existira em qualquer instalação elétrica

Sim, sabemos que a eletricidade é muito perigosa. Mas quando uma instalação elétrica é projetada e construída adequadamente por um profissional qualificado aplicando todas as exigências das normas técnicas vigentes o risco é mínimo, quase zero a chance de sofre um choque elétrico.

O choque elétrico pode ser dividido em:

Choque estático: produzido por uma eletricidade estática normalmente de curta duração, porém pode ser danosa.
  • Choque dinâmico: é o contato com partes energizadas da instalação durando enquanto a fonte estiver ligada, tendo como o pior caso a morte.
  • Choque por descarga atmosférica: comumente chamados de raios, podem causar graves queimaduras e levar à morte.

Os danos causados pelo choque dependem da magnitude da corrente elétrica. E os principais fatores que influenciam no choque elétrico são: a intensidade, a característica se é corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), o percurso pelo corpo humano, a duração, e a resistência elétrica do corpo humano.
Vejamos cada uma delas:
  • Intensidade da corrente elétrica: sabe-se que correntes acima de 30mA podem causar diversos danos ao corpo humano. Para ter uma idéia uma lâmpada incandescente de 60W em ligada em 120V tem uma corrente de 500mA. Corrente esta que circulando pelo corpo é letal.
  • Característica se é corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC): no Brasil o sistema de fornecimento de energia elétrica é através de corrente alternada A.C com freqüência de 60 Hz. Devido a estas características esse tipo de corrente é muito perigosa, uma vez que estão próximas da freqüência de fibrilação ventricular “tipo de arritmia cardíaca”. Isto não significa que a corrente contínua não seja perigosa, muito pelo contrário. Os danos causados são superiores se comparados à corrente alternada.
  • Percurso pelo corpo humano: é um caminho percorrido pela corrente elétrica através do corpo humano. Sendo os caminhos de maior gravidade aqueles que circulam pelo coração.
  • Duração: também é um item determinante, pois quanto maior o tempo de circulação da corrente pelo corpo, maiores serão os danos e suas conseqüências.
  • Resistência elétrica do corpo humano: o corpo humano possui resistência à passagem da corrente elétrica, sendo que alguns fatores como tensão de contato, umidade da pele, área de contato e outros, influenciam neste valor. Por exemplo, quando estamos com a pele úmida a resistência reduz drasticamente, porque facilita a circulação da corrente. Por este motivo a intensidade do choque é elevada. 

Efeitos do choque elétrico

Ao passar pelo corpo humano, a corrente elétrica pode causar os seguintes distúrbios:
  • Inibição dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respiração, causando assim a parada respiratória;
  • Alteração no ritmo cardíaco podendo produzir fibrilação ventricular e consequentemente a parada cardíaca;
  • Queimaduras profundas, produzindo necrose do tecido, ossos, músculos, órgãos etc.;
  • Alteração do sangue provocada por efeitos térmicos eletrolíticos da corrente elétrica;
  • Perturbação no sistema nervoso;
  • Queimaduras superficiais com sequelas em vários órgãos do corpo humano produzindo deficiências futuras como problemas renais, mentais, pulmonares, etc.;
  • Contrações musculares (tetanização dos músculos)
  • Retenção sanguínea.

Valores aproximados de corrente e os danos que causam:

1mA à 10mA – apenas formigamento;
10mA à 20mA – dor e forte formigamento;
20mA à 100mA – convulsões e parada respiratória;
100mA à 200mA – fibrilação;
Acima de 200mA – queimaduras e parada cardíaca.

Negligência ou manutenção elétrica inadequada podem representar riscos à segurança das pessoas e patrimônio. Quem trabalha com eletricidade deve saber identificar os perigos inerentes a cada serviço. Por isso, é imprescindível contar com um profissional qualificado e se necessário habilitado, mesmo em casos de pequenos reparos. Mantenha as instalações elétricas seguras para as pessoas e patrimônio.

Postar um comentário

0 Comentários