Algumas dicas de Segurança em Instalações Elétricas
Projeto elétrico
O projeto elétrico residencial garante aos futuros moradores a qualidade e segurança de manter a residência estável e com locais pontuais de: luminárias, interruptores, tomadas e quadro de distribuição. Tudo projetado conforme as normas técnicas vigentes para instalações elétricas.Este projeto elétrico deve ser realizado sempre por profissional qualificado e habilitado. Dessa forma, com base no dimensionamento da carga elétrica a ser usada no imóvel haverá a correta especificação de: seção nominal "bitola" dos condutores, quantidade de circuitos para atender tomadas e pontos de luz necessários, capacidade dos disjuntores de proteção, entre outros itens relevantes.
A preferencia em utilizar produtos que oferecem nível mais elevado de segurança e evitam o desperdício de energia no sistema elétrico.
Um projeto elétrico adequado às necessidades do imóvel deve obedecer rigorosamente as exigências estabelecidas pela norma técnica ABNT - NBR 5410, que se trata de Instalações Elétricas em Baixa Tensão. Esta norma que orienta sobre os princípios fundamentais para a concepção de um projeto de instalação elétrica.
Sistema de proteção
- Disjuntor termomagnético - (Protege contra Sobrecarga e Curto-circuito);
- DR diferencial residual - (Protege contra choque elétrico);
- DPS Dispositivo de proteção contra surtos elétricos - (Protege contra raios);
- Sistemas de aterramento "fio terra" - (Protege a Instalação Elétrica);
- Tomadas com contato de aterramento - (2P+T) ou (3P+T);
- Cabos elétricos retardantes de chama - (Isolação com material anti-chama);
- Eletrodutos normalizados - (Norma ABNT - NBR 5410).
Emendas dos condutores e conexões
O cuidado com as emendas dos condutores elétricos e suas conexões é fundamental, tanto para a durabilidade da instalação quanto para não haver aquecimento e perda elétrica.As emendas e conexões de fios e cabos devem ser bem feitas, para evitar que se aqueçam ou se soltem. Estas emendas e conexões devem ser protegidas com fita isolante própria para fios e cabos, nunca utilizar outros tipos de materiais.
Circuitos elétricos
É preciso prever circuitos de iluminação separados dos circuitos de tomadas de uso geral e circuitos independentes exclusivos para cada equipamento com corrente nominal acima de 10A (ampères), como chuveiros, torneiras elétricas e máquinas de lavar louça, dentre outros...O uso exagerado do chamado “T” ou Benjamim e Extensões em geral é muito perigoso. Esse hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves devido ao super aquecimento de componentes provocando o curto-circuito e até incêndios.
Pequenos reparos elétricos
Negligência ou manutenção elétrica inadequada podem representar riscos à segurança das pessoas e patrimônio. Quem trabalha com eletricidade deve saber identificar os perigos inerentes a cada serviço. Por isso, é imprescindível contar com um profissional qualificado e se necessário habilitado, mesmo em casos de pequenos reparos. Mantenha as instalações elétricas seguras para as pessoas e patrimônio.
0 Comentários