DPS Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos

O DPS (Dispositivo Protetor contra Surtos) protege a instalação elétrica e seus componentes contra as sobretensões provocadas diretamente pela queda de raios na edificação ou na instalação ou provocadas indiretamente pela queda de raios nas proximidades do local. Em alguns casos, as sobretensões podem também ser provocadas por ligamentos ou desligamentos que acontecem nas redes de distribuição da concessionária de energia elétrica.
As sobretensões são responsáveis, em muitos casos, pela queima de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, particularmente aqueles mais sensíveis, tais como: computadores, impressoras, scaners, TVs, aparelhos de DVDs, fax, secretárias eletrônicas, telefones sem fio, interfone, etc.


De acordo com a NBR IEC 61643-1, o DPS pode ser classificado em três classes, classe I, II e III.
  • DPS classe I - é destinada a proteção contra surtos elétricos conduzidos, provenientes de descargas atmosféricas diretas, geralmente recomendados para locais com alta exposição e/ou que sejam dotados de SPDA Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
  • DPS classe II - é destinado a proteção contra surtos elétricos ocasionados por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, caem próximo à edificação ou as linhas de transmissão de energia ou dados. 
  • DPS classe III - é um dispositivo de proteção que deve ser utilizado próximo ao equipamento protegido. Normalmente utilizado como complemento de proteção ou em locais com baixa exposição.

Localização dos DPS

Os DPS são instalados entre o condutor de fase e o terminal de aterramento da instalação. Por isso a tensão nominal do DPS deverá ser a tensão (Fase-Terra) do sistema:
  • Para redes com tensão 220/127V - DPS 175V
  • Para redes com tensão 380/220V - DPS 280V
  • Para redes com tensão 440/254V - DPS 320V
Os DPS disponíveis têm uma tensão máxima de operação acima da tensão nominal da rede, para compensar sobretensões temporárias existentes em qualquer sistema elétrico. Esta medida impede que um DPS comece a atuar logo que a tensão apresente pequenas variações, como por exemplo, elevações de tensão de 127V para 132V em uma rede de 220/127V.

Na maioria dos casos, uma residência não utilizará DPS classe I ou I/II, ficando esta aplicação mais voltada para edificações altas (prédios) ou predominantemente horizontais.
Na maioria dos casos, numa residência os DPS classe II são instalados no interior do quadro de distribuição.
E os DPS classe III são ligados exclusivamente juntos aos equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

O emprego de DPS classe III junto ao equipamento eletroeletrônico ou eletrodoméstico é, geralmente, uma decisão a ser tomada pelo usuário da instalação, no sentido de reforçar a proteção contra sobretensões já oferecida por DPS instalados no quadro de distribuição.

Ligação dos DPS no quadro de distribuição

Nas instalações residenciais, onde o condutor neutro é aterrado no padrão de entrada da edificação, os DPS são ligados entre os condutores de fase e a barra de aterramento elétrico do quadro de distribuição. Nestes casos, não é instalado DPS entre neutro e a barra de aterramento.
Os DPS podem ser ligados antes ou depois do dispositivo geral de proteção do quadro mas, via de regra, é recomendável ligá-los antes da proteção.
Deve ser consultado o fabricante do DPS para verificar a necessidade ou não de instalar proteção contra sobrecorrentes (disjuntor ou fusível) para a proteção do DPS. Havendo necessidade, o fabricante deve informar o tipo e características desta proteção.
O comprimento de cada condutor de conexão do DPS ao condutor de fase somado ao comprimento de cada condutor de conexão do DPS à barra de aterramento deve ser o mais curto possível, não excedendo a 50 cm. Devem ainda ser evitadas nestas ligações curvas e laços.
A seção nominal dos condutores de conexão do DPS às fases e à barra de aterramento não deve nunca ser inferior a 4 mm², sendo recomendável que ela seja, no mínimo, igual à seção
dos condutores de fase.

Desenho Esquemático do Quadro de Distribuição com os DPS


Requisitos da norma técnica ABNT - NBR 5410 quando usar DPS

A obrigatoriedade ou não do uso de DPS na rede elétrica depende de como a instalação é classificada segundo as influências externas “AQ” previstas na tabela 15 da NBR 5410. E classificar a instalação
segundo estas influências requer um estudo específico a ser feito por um profissional qualificado.
Assim sendo, como este Manual tem por objetivo prover as informações que possibilitem a execução de instalações seguras, recomenda-se que sempre, independentemente
do estudo realizado, seja provida, no mínimo, a proteção contra surtos transmitidas por linhas externas e/ou manobras de circuitos.
Nestes casos, a ligação dos DPS deve seguir o item anterior e a escolha do tipo mais adequado do DPS deve ser feita de acordo com orientação do fabricante do dispositivo.
A instalação de DPS classe III para a proteção de cargas sensíveis, tais como computadores, impressoras, TVs, etc., não é considerada obrigatória pela norma, mas é recomendável na maioria dos casos, tendo em vista o elevado valor dos equipamentos.
Mantenha as instalações elétricas seguras para as pessoas e patrimônio.

Postar um comentário

0 Comentários