TROCA DE FIAÇÃO ELÉTRICA ANTIGA


Como ficam embutidas nas paredes ou sobre o forro das casas, as instalações elétricas quase sempre passam desapercebidas. Normalmente os cuidados de uma reforma ficam sempre na troca de um reboco, de um revestimento, de um piso novo, na pintura nova e no telhado. Entretanto, a fiação elétrica antiga pode estar comprometida ocasionando: fuga de energia, valor elevado da conta, falta de segurança colocando em risco as pessoas e o imóvel. Instalações elétricas antigas com baixo nível de segurança são propicias ao curto-circuito que pode até vir a provocar incêndio.

Vida útil estimada das instalações elétricas

  • Tomadas e Interruptores
    Tomadas e interruptores têm sua vida útil estimada em quantidade de manobras, ou seja, quantas vezes você aciona um interruptor ou insere e retira um plug da tomada. Pode ser variado de acordo com cada fabricante (média 5 anos).
  • Disjuntor Termomagnético
    O disjuntor termomagnético têm sua vida útil estimada em quantidade de manobras, ou seja, quantas vezes foi acionado mecanicamente ou por desarme de sobrecorrente. Pode ser variado de acordo com cada fabricante (média 10 anos).
  • DR Diferencial Residual
    O dispositivo DR têm sua vida útil estimada em quantidade de manobras, ou seja, quantas vezes foi acionado mecanicamente ou por desarme de sobrecorrente / corrente residual. Pode ser variado de acordo com cada fabricante (média 10 anos).
  • DPS Dispositivo de Proteção contra Surtos
    O dispositivo DPS contra surtos elétricos têm sua vida útil estimada em quantidade de manobras, ou seja, quantas vezes foi acionado por desarme de pulso de sobretensão. Pode ser variado de acordo com cada fabricante (média 10 anos).
  • Cabos Condutores
    Os condutores fios e cabos de cobre tem sua vida útil de loga durabilidade, porém este componente sofre uma redução drástica de vida útil quando a sua utilização é submetida a situações de limites. Pode ser variado de acordo com cada fabricante (média 30 anos).

Como saber a hora de reformar a instalação elétrica

A vida útil dos componentes varia de acordo com a marca do produto, das condições de uso e de conservação. A melhor maneira de saber o estado das suas instalações é consultar um profissional eletricista especializado para realizar as inspeções em todos os pontos, assim este profissional determinará o recomendado para situação.

Alguns indícios merecem atenção especial:

  • Aquecimento nos interruptores ou tomadas;
  • Lâmpadas oscilando a intensidade de luz;
  • Disjuntor desarmando;
  • Equipamentos que deixam de funcionar e depois voltam, sem que ninguém mexa neles;
  • Conta de energia apresentando elevação significativa sem que você tenha mudado seus hábitos de consumo;
  • Ponto quente em qualquer parte da rede elétrica;
  • Equipamentos dando choque elétrico.
Estes indícios apresentados são preocupantes e podem provocar acidentes e queima de eletroeletrônicos. Procure um profissional eletricista o mais rápido possível para analisar o sistema.

Segurança em Instalações Elétricas

Negligência ou manutenção elétrica inadequada podem representar riscos à segurança das pessoas e patrimônio. Quem trabalha com eletricidade deve saber identificar os perigos inerentes a cada serviço. Por isso, é imprescindível contar com um profissional qualificado e se necessário habilitado, mesmo em casos de pequenos reparos. Mantenha as instalações elétricas seguras para as pessoas e patrimônio.

Solicite um Atendimento

Residencial - Predial - Comercial
Eletricista em Mogi das Cruzes/SP e Região
Alemetec Elétrica
(11) 4721-8094 | (11) 97388-6528
Rod. Engº Cândido do Rego Chaves, 113 - Mogi das Cruzes/SP
Site: www.alemetec.com.br
Site: www.eletricista24hs.srv.br

Postar um comentário

0 Comentários