Conserto, Instalação e Venda de Interfone em Mogi das Cruzes/SP

Porteiro Eletrônico Residencial mais conhecido como Interfone

Esse equipamento é a maneira mais pratica e segura de identificar visitantes através da voz, ou mesmo interagir com quem está do lado de fora sem precisar ficar a exposição.
Com o interfone residencial também é possível destravar a fechadura elétrica do portão, permitindo assim o acesso do visitante.

Conserto, Instalação e Venda de Interfone em Mogi das Cruzes/SP

Instalação do interfone

O porteiro eletrônico ou interfone como preferir chamar, é um aparelho de comunicação composto de dois módulos, o porteiro que é a parte que fica do lado externo da residência e o monofone que é a parte que fica interno na residência.
Como todo eletrônico este sistema é conectado à rede elétrica através de uma tomada com tensão de 127 ou 220V.
Entre porteiro (externo) e o monofone (interno) são usados cabos de interligação e nesta parte do circuito temos sinais elétricos de extra baixa tensão.
Os cabos de interligação entre porteiro e monofone não podem serem instalados no mesmo eletroduto que contenha cabos de circuitos elétricos de potência. Pois os sinais de extra baixa tensão do interfone podem sofrer interferências eletromagnéticas, por isso não é aceitável este tipo de instalação.

Norma técnica para instalação de interfone

Por se tratar de um equipamento eletrônico que é alimentado por tensão elétrica 127 ou 220V, deve se considerar as exigências da norma técnica ABNT - NBR 5410 que se trata de instalações elétricas de baixa tensão.
A norma NBR 5410 é bem específica em seu item 5.3.1.1 que diz, que todos os circuitos elétricos devem ser protegidos contra sobrecarga e curto-circuito.
5.3.1.1 Os condutores vivos devem ser protegidos, por um ou mais dispositivos de seccionamento automático contra sobrecargas e contra curto-circuito. Excetuam os casos em que as sobrecorrentes forem limitadas previsto em 5.3.7, e os casos em que for possível ou mesmo recomendável omitir tais proteções, tratados em 5.3.4.3, 5.3.4.4 e 5.3.5.3.
Então o circuito do interfone também esta incluso nesta especificação da norma NBR 5410 e deve ser protegido por um disjuntor. E o componente que oferece proteção contra sobrecarga e curto-circuito é o disjuntor termomagnético.

O interfone deve ter um circuito elétrico exclusivo ou não?

No item 4.2.5.5 a norma NBR 5410 fala que os circuitos elétricos da instalação devem ser separados de acordo com a sua função.
4.2.5.5 Os circuitos terminais devem ser individualizados pela função dos equipamentos de utilização que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomadas.
Portanto os circuitos de comunicação como os interfones devem ser separados dos circuitos de tomadas para uso de eletrodomésticos.
Então considerando que o interfone é um equipamento de baixa potência, um disjuntor na verdade não seria exclusivo para o interfone, mas sim de todo o circuito de comunicação. Sendo assim neste mesmo circuito podem estar outros aparelhos de comunicação e dados, como por exemplo: sistemas de vigilância e alarme.
Porém em uma residência que tenha apenas um interfone como aparelho de comunicação o disjuntor deve ser exclusivo para este interfone.




Conserto de Interfone em Mogi das Cruzes/SP

Instalação de Interfone em Mogi das Cruzes/SP

Venda de Interfone em Mogi das Cruzes/SP



Solicite um Atendimento
Residencial - Predial - Comercial

Interfone, Vídeo Porteiro

Alemetec Elétrica
(11) 4721-8094 | (11) 97388-6528
Rod. Eng. Cândido do Rego Chaves, 113 - Mogi das Cruzes/SP
Site: www.alemetec.com.br